+ Liberdade de Expressão

Sudão anuncia fim de censura a jornais

leave a comment »

AE – Agencia Estado – domingo, 27 de setembro de 2009, 13:58 | Online

Sudão anuncia fim de censura a jornais

CARTUM – O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, anunciou hoje o fim da censura à imprensa escrita, atendendo uma exigência da mídia local antes das primeiras eleições do país em 25 anos. Em um decreto divulgado pela agência oficial de notícias SUNA, Bashir acabou com o sistema de “pré-censura”, pelo qual os jornais eram examinados por censores do governo todas as noites antes de chegarem às bancas para evitar a publicação de matérias “sensíveis”.
 
“A partir de hoje, a censura acabou e os jornalistas terão total liberdade”, disse Ali Shimo, presidente do Conselho de Imprensa, acrescentando que editores, associações de jornalistas e censores assinaram um “código de ética” para a prática do jornalismo. O maior país da África possui cerca de 30 publicações diárias em inglês e árabe, que refletem sua composição política multifacetada.
 
O Parlamento em junho aprovou uma nova lei garantindo liberdade de imprensa, mas proibiu a mídia de “provocar revoltas religiosas, étnicas ou raciais, ou de defender a guerra ou violência”. Jornalistas condenados por violar a nova lei de imprensa tiveram de pagar multas definidas em juízo. Embora a lei tenha como objetivo assegurar a liberdade de imprensa, na prática os censores continuam exercendo sua função. A nova lei do Sudão, que em abril realizará suas primeiras eleições gerais desde 1986, vale apenas para a imprensa escrita e não para a televisão, que é amplamente controlada pelo estado sudanês. As informações são da Dow Jones.
 
Fonte: Estadão – http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,sudao-anuncia-fim-de-censura-a-jornais,441809,0.htm 

Written by lde

outubro 6, 2009 às 7:56 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: